Sobre mudança: reflexão!

Para reflexão, quando falamos de promover mudanças, a voz da sabedoria recomenda que comecemos a mudança por nós mesmos, experimentando e dando o exemplo. Com isso, a capacidade de convencer e de mobilizar outras pessoas fica bem mais plausível, aumentando assim as chances de êxito.

Nessa linha, há registro do seguinte epitáfio de um bispo inglês, na Abadia de Westminster, do Século XI da era cristã:

“Quando eu era jovem e livre, sonhava em mudar o mundo. Na maturidade, descobri que o mundo não mudaria e então resolvi mudar o meu país. Depois de algum esforço, terminei por entender que isso também era impossível. No final de meus anos, procurei mudar minha família, mas eles continuaram a ser como eram. Agora, no leito de morte, descubro que minha verdadeira missão teria sido mudar a mim mesmo. Se tivesse feito isso, eu teria sido capaz de transformar minha família. Então, com um pouco de sorte, esta mudança afetaria meu país e – quem sabe – o mundo inteiro”.

Em reforço, não custa lembrar a conhecida frase de Mahatma Gandhi (1869-1948):

“Você precisa ser a mudança que você quer ver no mundo.” 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Sobre mudança: reflexão!

  1. Rubia disse:

    Estou amando acompanhar seu blog! Leituras diárias que engrandecem! Obrigada!!!!

  2. Sandra Fayad disse:

    É difícil reconhecer que a mudança começa dentro de nós.Mais difícil ainda é começar a fazer essa mudança, porque sempre achamos que nossos problemas nascem das deficiências alheias .

  3. massarra disse:

    Se eu pudesse voltar no tempo, buscaria o crescimento interior (mudança) como o bem a ser adquirido, antes de casa e carro. Certamente criaria melhor os meus filhos, curtiria mais a minha casa, o meu carro…mas o bacana é perceber que sempre é tempo de crescer, de mudar. Quando percebemos isso não abrimos mão, e buscamos a mudança com muita convicção. É o caminho para mim e para muitos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s