Um filme impactante sobre autoconhecimento – recomendo!

O desenvolvimento (ou o crescimento) pleno do ser humano requer o exercício permanente do autoconhecimento. Buscar conhecer a si próprio, o que lhe move, as suas virtudes, fraquezas, medos, como e por que reage de determinadas maneiras, refletir sobre o sentido do amor, saber perdoar a si mesmo e aos outros etc. constituem a base da existência humana consciente, saudável e com real sentido. Assim, o chamado autoconhecimento é atributo indispensável para que a pessoa se torne cada vez melhor.

E é desse desafio e necessidade (autoconhecimento humano) que, de forma muito bem elaborada, trata o excelente filme-documentário O Efeito Sombra, disponível no Youtube, de link abaixo. De acordo com a resenha do filme postada no Blog das Resenhas, “A sombra é tudo aquilo que escondemos de todos, que acreditamos não fazer parte de nós, porém, nos completa e sempre quer se libertar.” … ”Mas a sombra não é nossa inimiga. Com vários exemplos reais e passagens inspiradoras, os autores nos ensinam como viver em paz com nosso lado obscuro, como perdoar e conviver com nossa sombra.” O documentário fala da dualidade, dos opostos e conflitos internos e externos vivenciados cotidianamente por qualquer um de nós.

Portanto, recomendo que reserve 1h10min na sua agenda para assistir ao documentário, que é uma adaptação do livro (O Efeito Sombra) de autoria de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson. Aproveite para refletir e beber da sabedoria que os depoimentos e opiniões registrados no filme nos propiciam. Mesmo para quem já viu, como é o meu caso, cada vez que revê o filme novos insights e aprendizados certamente emergirão. Não tenho dúvida de que esse filme é uma referência em termos de autoconhecimento humano, constituindo-se importante subsídio na direção do “conhece-te a ti mesmo”, como filosofou Sócrates. Desejo-lhe excelente proveito!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Filmes. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s