3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

Você se sente motivado, no trabalho, na vida? Tem refletido sobre isso?

Aprendemos que a motivação verdadeira vem de dentro, da própria pessoa. Pra valer, como diz o dito popular, “ninguém motiva ninguém”! O que podemos fazer, seja na condição de pai, de chefe, de amigo, ou mesmo de um simples colega, é oferecer incentivo, estímulos… e, sendo possível, um ambiente positivo para que a pessoa se sinta bem e possa se motivar.

É lógico que colocar desafios interessantes pode ajudar muito. Nessa linha, ao superar os desafios estabelecidos e alcançar os resultados pretendidos, a pessoa se sente naturalmente motivada e parte para novo desafio. Simples assim! Com essa dinâmica, está formado o círculo virtuoso da motivação, que tem a superação de desafios (cada vez maiores) e o alcance de resultados como a grande força alimentadora do processo. E essa lógica simples e pragmática vale para todas as áreas da vida.

Como eu já realcei algumas vezes aqui no blog, baseado no que dizem filósofos, pesquisadores e escritores ao longo do tempo, um dos fatores determinantes para a automotivação é ter clareza de propósito e sentido de viver. E mais do que isso, é necessário que a pessoa esteja comprometida com esse grande propósito. A esse respeito, veja minha postagem de 20 de agosto de 2014 -https://obemviver.blog.br/2014/08/20/crescimento-pessoal-e-realizacao-texto-iii/.

Bem, a pretexto do tema MOTIVAÇÃO, trago hoje interessante – e objetiva – publicação do blog Pitacos e Achados, comentando sobre três principais requisitos motivadores (“dicas”). Observe que o propósito de vida é referido como o principal desses requisitos.

Confira a seguir:

“3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

Olá pessoal!!

Quantas vezes nos sentimos sem energia, sem vontade de ir para o trabalho, cuidar da casa, fazer atividades físicas? A falta de motivação é a principal causa de um momento de baixa como estes, embora não seja o único. E como é difícil fazer as coisas sem motivação, não é mesmo?

A palavra motivação vem do termo em latim ‘moveres’ que significa mover. Ou seja, motivação é o impulso que nos move para frente, para explorar novos desafios e enfrentar de peito aberto a dinâmica do dia a dia.

O problema é que muitas vezes esperamos que a motivação venha de fora, ou seja, que o companheiro nos incentive, que o chefe elogie, que o amigo reconheça. Mas todas estas formas estão muito baseadas em nossas expectativas e podem não acontecer como esperamos. Por outro lado, quando desenvolvemos este senso de auto-motivação e esta vontade passa do interno para o externo, compreendemos que a felicidade esta na nossa própria jornada, não exatamente em um ponto que atingimos ou no reconhecimento das pessoas lá fora.

A motivação compõe de três principais características. Acompanhe:

  • A autonomia, ou seja, poder escolher a maneira com que se executa uma tarefa, é um fator básico para se manter a motivação em alta. Isso é comprovado especialmente no meio corporativo, onde empresas percebem maior motivação dos funcionários que tem liberdade de escolhas sobre como realizar suas tarefas, horários – desde que os resultados sejam alcançados.
  • O segundo ingrediente fundamental é o domínio: Quando podemos ampliar nosso domínio sobre a execução de uma tarefa também nos sentimos mais motivados, ou seja, desenvolver as habilidades necessárias para a realização de uma tarefa é algo que nos motiva. Este poder de aperfeiçoamento de algo que gostamos faz com que tenhamos sempre vontade de melhorar.
  • A última característica e talvez a mais importante é o propósito. Quando sentimos que nossa tarefa tem funções mais amplas do que apenas pagar as contas, nós nos conectamos com a missão e nos firmamos nela.

Pitaco: ​Pense positivo: Palavras e pensamentos têm poder. Por isso, tente colocar palavras de otimismo na sua cabeça. Pensar que você vai vencer, sim, e que isso depende exclusivamente de você! Encontre essa força dentro do seu interior. Se ame!

Agora é hora de se perguntar: “o que me motiva?”.  Encontrar dentro de você o propósito para continuar e, mesmo com todos os desafios, desfrutar a vida com fluidez, realizando suas metas e desenvolvendo satisfação interna. Compartilhe com a gente como foi este primeiro passo para você!

Fonte – 

3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 3 dicas para encontrar motivação no dia a dia

  1. De fato são fatores importantes. Mas para mim, o que mais funciona é o domínio. Quando se tem conhecimento de fato e nos preocupamos sempre em conhecer mais um pouco, nos sentimos mais confortáveis.

    • JCDattoli disse:

      Legal, amiga Lúcia. É certo que cada pessoa tem a sua força motivadora, algo que lhe move para a ação ao seu estilo, que pode ser bastante diferente do que mitiva o outro.
      Obrigado pelo conentário!

Deixe um comentário